Boletim “Encontro Semanal” I 24jun22

Olá, portinarense!

Nesta semana tivemos diversas Trocas de Saberes na Educação Infantil. No boletim desta semana você vai conferir quais foram as principais. No Ensino Fundamental tivemos duas atividades bem importantes: Aula das Descobertas Feira Livre e Ateliê Experimental Extração de DNA. Já no Ensino Médio, o grande destaque foi a cerimônia de premiação do projeto “Aluno Destaque”. Algumas famílias tiveram a oportunidade de participar!

Neste sábado tem a Festa Junina e temos um pedido especial para você: marque o perfil do Portinari nas publicações de fotos que fizer nos Stories do Instagram.

Grande abraço e tenha uma ótima leitura!

PORTINARI

Institucional

É amanhã! Marque o Portinari nas fotos da Festa Junina

Neste sábado teremos a nossa Festa Junina no Recanto Portinari. Preparamos tudo com muito carinho para receber pais, alunos e convidados, que poderão se deliciar com as comidas típicas, brincar e assistir as apresentações culturais. Foram muitos ensaios em todas as turmas, vai ser lindo!

A equipe de comunicação estará presente para fotografar todos os momentos e você receberá as fotos depois pelo ClassApp. Se você tem redes sociais e pretende publicar fotos, marque a gente para podermos compartilhar em nosso perfil também.

Campanha do Agasalho: ‘Share your kindness. Time to donate”

Os alunos do 3º ano desenvolveram o projeto “Share your kindness. Time to donate” (Compartilhe sua gentileza. Momento de doar). A intenção é arrecadar agasalhos para a Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal). Para fazer a doação, basta levar o agasalho (em bom estado) na Unidade Sede.

Agradecemos antecipadamente às pessoas que puderem contribuir.

Educação Infantil

Semana foi marcada por muitas Trocas de Saberes. Veja algumas delas!

Desde o Infantil, a nossa proposta tem como pilar o desenvolvimento da autonomia. E muitas vezes os pais se perguntam: mas como isso é feito de forma prática? A Troca de Saberes é uma das técnicas freinetianas que permite que o aluno desenvolva essa habilidade, entre muitas outras, como a oratória e a pesquisa por exemplo.

Nesta semana, os alunos da Educação Infantil tiveram diversas Trocas de Saberes. Veja algumas delas:

O cupinzeiro – O aluno Enrico Bueno Sabe levou um cupinzeiro e contou como os cupins vivem organizados em sociedade, onde cada um tem sua função. Tem os operários, os soldados, os reis e as rainhas. Enrico contou também que os cupins são encontrados no interior do solo ou da madeira, e que se alimentam principalmente de celulose.

Um papo com a fonoaudióloga – A profissional Elaine Marques presta serviços para o Portinari, com avaliações recorrentes da parte da fala dos nossos alunos. Nesta semana ela participou de uma Troca de Saberes com algumas atividades: Roda de Leitura do livro “Bia e Maricota”, ensino dos movimentos da língua que auxiliam na fala e Ateliê de Culinária, onde prepararam alimentos que favorece a articulação muscular da língua durante o processo de mastigação.

Conhecendo a raça Golden – A Tequila, uma Golden linda de 9 anos, arrancou suspiros dos alunos. Leonardo Sobral e sua mãe, Talitha, explicaram todos os detalhes e características dessa raça. A teacher Flávia aproveitou a oportunidade e traduziu algumas informações em inglês para as crianças.

O poder da banana – A banana previne doenças cardiovasculares, ajuda nas funções cerebrais, melhora o sono, traz energia para o corpo, reduz cãibras e muitos outros benefícios. A aluna Helena Ragazzo Magrin explicou os principais benefícios da fruta para o corpo durante Troca de Saberes.

No clima da festa junina – Em Ateliê Junino, os alunos tiveram em uma das atividades o estudo de instrumentos musicais característicos. Além de “construírem” uma sanfona de papel, os alunos receberam um trio de músicos. Foi uma animação só!

 

25 anos de Portinari – O coordenador Rafael Lucas de Oliveira foi convidado pelos alunos do Gressus 3, por meio de correspondência (técnica freinetiana), para compartilhar um pouco da história do Colégio. Previamente, os estudantes selecionaram algumas perguntas para que o coordenador respondesse durante a Troca.

Ensino Fundamental

“Aula das Descobertas”: Feira Livre

Para vivenciar na prática a relação entre industrialização e urbanização para a produção do espaço geográfico, os alunos do 9º ano tiveram uma Aula das Descobertas Feira Livre.

Eles utilizaram aplicativos para o registro do deslocamento entre a escola e a Feira Livre para posterior cálculo de velocidade no trajeto, à medida que analisavam à relação do tempo na formação do espaço geográfico considerando processo de verticalização nos arredores do Colégio e a dinâmica das Feiras Livres.

Ao voltarem, os alunos registraram na lousa as anotações feitas durante a Aula das Descobertas. A partir dos cálculos e das interpretações, a expressão escrita coletiva será fixada na parede da sala juntamente com os registros fotográficos.

Na aula de Geografia, os alunos participaram de uma Roda de Conversa refletindo sobre o processo de verticalização nas cidades, como a arquitetura retrata os diversos tempos culturais no espaço geográfico analisado, como as Feiras Livres coexistem no espaço de tempo atual.

Aprendendo a extrair DNA

Com o objetivo de adquirir conhecimentos básicos de Genética e familiarizar-se com a nomenclatura usual em Genética, os alunos do 8º ano participaram Ateliê Experimental Extração de DNA.

Divididas em seis equipes no Laboratório de Ciências da Natureza, cada uma delas aprendeu a extrair o DNA de um morango. Após a experiência, eles responderam algumas perguntas relacionadas ao tema.  

Ensino Médio

“Aluno Destaque”: Incentivando resultados acadêmicos

Na última quinta-feira (23), foi realizada a cerimônia do “Aluno Destaque”, com entrega de medalhas e certificados para os estudantes que apresentaram um bom rendimento no 1º semestre de 2022. Aproveitando o momento comemorativo, também foi realizada a entrega da premiação para as equipes vencedoras do Portinarão. As famílias dos premiados foram convidados para valorizar ainda mais esse momento.

Leia a matéria e veja as fotos desse importante momento.

Veja as fotos das finais do Portinarão

A final do Portinarão foi sensacional. As partidas foram muito disputadas, mas sempre com respeito entre os competidores. Acesse esse link e veja tudo o que aconteceu na quarta-feira.

Aluna do Médio recebe medalha de bronze referente à Obmep 2019

A pandemia inviabilizou a realização das últimas cerimônias de premiação da Obmep. Na última segunda-feira (20), na Unicamp em Campinas, os premiados das edições de 2019 e 2020 foram convidados para receberem as medalhas. A nossa aluna, Manuela De Lima Baptistella, foi medalha de bronze em 2019 quando estava no 7º ano. Atualmente, ela está no Ensino Médio.

“Gostaria que todo mundo participasse das olimpíadas, pois além de ganhar conhecimento nas áreas, também ajuda a controlar o nervosismo e ter persistência para fazer qualquer outro tipo de prova. E se o resultado vem com alguma premiação, é muito satisfatório e estimulante para os próximos desafios”, ressaltou a aluna.

Leia a matéria que publicamos sobre a conquista da Manuela. 

LIMEIRA

Musical “Beincando com a Broadway”

Domingo (26), às 16h, o Teatro Vitória recebe o musical “Brincando com a Broadway”. A entrada é gratuita (retirada de ingressos pelo site dcolor.art.br) e a classificação é livre.

1º Sarau Cultural CAMPL – “Permita que Eu Fale”

Quinta-feira (30), às 19h30, será realizado no Teatro Vitória o projeto “Permita que eu fale”. O objetivo é dar voz ativa aos adolescentes, desenvolver a leitura e a escrita e auxiliar na construção da identidade utilizando a arte. A entrada é 1 litro de leite (não obrigatório) e a classificação é livre.

Filmes em cartaz 

Centerplex Limeira Shopping

  • Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (14);
  • Jurassic World: Domínio (12);
  • Lightyear (livre);
  • Top Gun: Maverick (12).

A programação está sujeita a alterações. Acompanhe os horários das sessões aqui.

Pátio Limeira

  • Jurassic World: Domínio (12);
  • Lightyear (livre);
  • Veja por mim (14).
  • Top Gun: Maverick (12).

A programação está sujeita a alterações. Acompanhe os horários das sessões aqui.

DE TUDO UM POUCO

Por que encher o tanque do carro faz você gastar ainda mais com gasolina? – Veja aqui.

Minutos de aprendizado: “O custo real da prevenção do colapso climático”, com Yuval Noah Harari. Clique aqui e assista.

Duas pra fechar:

1 – Estresse social envelhece o sistema imunológico de maneira precoce, diz estudo. Veja aqui.

2 – Dormir com a luz acesa pode aumentar risco de obesidade, pressão alta e diabetes, diz novo estudo; entenda por quê. Leia aqui.

FRASE DA SEMANA:

“Ter saúde significa muito mais do que não apresentar nenhuma doença física”.
Johnny De Carli

Bom fim de semana e até o próximo “Encontro Semanal”.