Boletim “Encontro Semanal” – 17dez21

Olá, família portinarense. Tudo bem?

Chegamos ao nosso último Encontro Semanal de 2021 e queremos agradecer pelo seu engajamento com esse canal que preparamos semanalmente para manter as famílias e as nossas equipes informadas sobre as principais notícias do nosso Colégio.

Daremos uma pausa e retornaremos uma semana antes do início das aulas em 2022.

Aliás, é importante você saber também que as nossas equipes estarão em recesso de 23/12/21 a 02/01/22. O atendimento ao público retornará normalmente a partir de 03/01.

Bom, vamos para os principais temas desta semana. Boa leitura.

PORTINARI

Institucional

“O Portinari é uma escola que ensina o aluno a pensar”

Dizem que o Portinari dá muita liberdade aos alunos. Veja a opinião da Luciana Corpas Bucene sobre isso. Ela é mãe do aluno João Corpas Bucene Espindola Silva, do 1º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Tem descendência italiana? Veja o Portcast com o Rodrigo Di Salvi para saber o que precisa fazer para solicitar cidadania italiana

Esse portcast é com o Rodrigo Di Salvi, pai de alunos no Colégio Portinari e proprietário da empresa Di Salvi Cidadania Italiana. Ele explicou os detalhes necessários para quem deseja solicitar a cidadania italiana.

 

Acesse o Portcast aqui (inscreva-se em nosso canal!).

Educação Infantil

Evento de encerramento do ano letivo

Segunda-feira (13), as famílias dos alunos das turmas Gressus 2, 3 e 4 da Educação Infantil participaram de um evento para marcar o encerramento do ano letivo. Os alunos prepararam uma canção natalina, entregaram margaridas e um cartão para a família.

Veja as fotos aqui.

Ensino Fundamental

Momento para comemorar o encerramento de mais um ciclo

Com muita emoção, realizamos no último sábado (11) a formatura das turmas do 9º ano. Com sentimento de gratidão e conquista, a celebração marca o encerramento de um ciclo importante para os alunos e o início do Ensino Médio, fase acadêmica repleta de responsabilidades e escolhas.

Veja aqui o que os alunos encontrarão no Ensino Médio do Portinari em 2022.

Reunião de pais do EFII tem surpresa com apresentação teatral

As famílias que estiveram presentes na reunião de pais do Ensino Fundamental – Anos Finais receberam uma surpresa na segunda-feira (13). Alguns dos alunos que participam da Oficina de Teatro fizeram uma apresentação que tirou muitos aplausos de todos. Após esse momento, os pais seguiram para as salas para a última reunião do ano.

Ensino Médio

Veja o vídeo do Banho da Libertação 2021

Estavam todos na expectativa pela divulgação do vídeo de cobertura do evento Banho da Libertação. E ele saiu! Publicamos um teaser em nossas redes sociais, mas a versão completa você pode conferir abaixo:

Terceirão 2020 participa de café da manhã especial

Na última quinta-feira, alguns alunos e familiares que encerraram o Ensino Médio em 2020 estiveram presentes em nossa Unidade Jovem para um café especial. Em razão da pandemia, não foi possível realizar a formatura e o Banho da Libertação, por isso preparamos esse momento para rever os nossos ex-alunos e promover um momento para simbolizar o encerramento do Ensino Médio.

Nossos alunos nas melhores universidades!

Até o momento, o Portinari já soma 30 aprovações dos alunos do Ensino Médio. Veja quais foram os aprovados que tiveram os braços pintados nesta semana:

O seu filho foi aprovado em alguma universidade? Peça para ele informar a coordenação!

Dicas para quem vai participar da 2ª fase da Unesp

Domingo (19), 16 alunos do nosso 3º ano participarão da 2ª fase do Vetibular 2022 da Unesp. O exame começará às 14h, terá 60 questões de múltipla escolha e uma redação.

A nossa coordenação enviou algumas recomendações pelo ClassApp. Verifique se o seu filho acessou essa mensagem.

Veja abaixo assuntos importantes que foram enviados e que você pode reforçar:

  • Para a realização das provas, o candidato deverá levar o documento original de identificação, canetas esferográficas com tinta preta, régua transparente.
  • Levar máscaras de proteção facial reservas, álcool em gel (frasco pequeno transparente), um saco plástico para acondicionamento e/ou descarte do material de proteção utilizado (máscaras, luvas etc.).
  • Por medida de segurança, os candidatos deverão manter as suas orelhas visíveis à observação do fiscal de sala. Portanto, não serão permitidos cabelos longos soltos (levar acessório para prender cabelo).
  • Em relação à alimentação, recomendamos o consumo de alimentos leves na noite anterior e no dia do exame.
  • Para o momento da prova, uma boa dica é levar alimentos de fácil manipulação. Para favorecer a memória e controlar a ansiedade, o estudante pode levar barras de cereais, frutas, água, suco, sanduíche natural, castanha de caju, dentre outros. 

No mais é desejar uma boa prova!

LIMEIRA

As “Canções Iluminadas” continuam na Praça Toledo Barros

Você poderá conferir as apresentações dos artistas da cidade de terça-feira (21) a quinta-feira (23), às 19h30, no Coreto da Praça. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Véspera de Natal com a Banda Henrique Marques

Na véspera de Natal, a Banda Henrique Marques transmitirá o especial “Noite de Natal”, um programa repleto de clássicos natalinos para inspirar os preparativos da ceia de natal.

O concerto será transmitido pelo YouTube e ficará disponível no canal para acompanhar toda a festividade natalina.

Feira de Artes na Praça Toledo Barros

Tem feira de artesanato, opções gastronômicas e artigos diversos na Praça Toledo Barros. Veja abaixo as datas e os horários:

  • 18/12: das 9h às 18h;
  • 19/12: das 10h às 15h;
  • 20 a 23/12: das 9h às 22h;
  • 24/12: das 9h às 16.

A entrada é gratuita.

Filmes em cartaz 

Centerplex Limeira Shopping

  • Encanto (Livre);
  • Homen-Aranha: Sem Volta para Casa (14).

Pátio Limeira

  • Matrix Ressurections (14);
  • Amor, sublime amor (14);
  • A Babá – o chamado das sombras (12);
  • Homen-Aranha: Sem Volta para Casa (14);
  • Clifford – O Gigante Cão Vermelho (Livre);
  • Resident Evil – Bem-vindo a Raccon City (14).
  • Encanto (Livre).

DE TUDO UM POUCO

Para refletir(artigo) – Necessitados e insatisfeitos: afinal, do que realmente precisamos?

18 minutos de aprendizado (A morte como a (des)conexão humana, com Ana Claudia Quintana Arantes): Médica especialista em gerontologia e cuidados paliativos, Ana Claudia nos convida a refletir sobre a morte como meio para viver com mais qualidade. Veja a palestra aqui.

Duas pra fechar (metas para 2022):

1 – Como criar metas para 2022 que realmente sejam alcançáveis.

2 – Os melhores livros de finanças para ler em 2022.

FRASE DA SEMANA:

“Produtividade não é o mesmo que se matar de tanto trabalho, permanecer ocupado ou virar noites… tem mais a ver com prioridades, planejamento e a proteção ferroz do seu tempo”.
Margarita Tartakovsky

Bom fim de semana e até o próximo “Encontro Semanal”.