Curiosidade sobre a logo do Portinari gera Troca de Saberes com o 1º ano

Em Troca de Saberes realizada na última quarta-feira, 22 de julho, a diretora pedagógica do Portinari, Marli Billato de Oliveira, contou aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a história de desenvolvimento do colégio por meio de sua identidade visual. A pauta surgiu durante uma aula em que as crianças perguntaram à professora qual era a explicação por trás do logotipo do Portinari.

Ao ser questionada sobre a mensagem visual do logo do colégio, a diretora explicou que a atualização da marca aconteceu naturalmente com o desenvolvimento do Portinari. O logo inicial, feito quando o Portinari ainda estava dando os primeiros passos, representava a tela de pintura de Portinari, onde ele criava sua arte. Com o crescimento do Portinari, viu-se a necessidade de ampliar essa mensagem. A tela deu lugar ao fundo branco, representando “arte da educação por toda a humanidade em paz”.

A história do Portinari é um tema recorrente na pedagogia do colégio, justamente por resgatar a importância e a valorização do passado. Para isso, o Portinari projeta atividades como exposições de brinquedos e documentos antigos e eventos temáticos, como a Gecap, que teve como pauta na última edição “A História do Portinari”.

Marli respondeu dúvidas e curiosidades dos alunos e também os levou para uma visita virtual ao Museu Casa de Portinari, oportunidade em que a diretora conversou com as crianças sobre as mudanças que o tempo traz, elaborando uma relação entre os padrões da Casa de Portinari com os padrões das cidades atualmente. A partir dessa análise, também foi possível criar uma relação entre o que era bonito e necessário na época do Portinari e na época atual.

Confira: