Se a escola for a segunda casa, a casa precisa ser a primeira escola

As crianças aprendem o tempo todo, seja por meio do ensino ou dos exemplos. A coisa mais importante que você precisa saber sobre educação é: as palavras ensinam, mas os exemplos demonstram. Na escola, os seus filhos passam várias horas por dia aprendendo via ensino, mas não exclusivamente por ele. O ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimento utilizada pelo homem para instruir e educar seus semelhantes. Mas, fora da escola, as crianças continuam aprendendo. É quando elas adquirem o seu conhecimento graças aos exemplos.

Nós, pais e mães, por vezes nos dedicamos a educar os filhos por meio do ensino, mas, mesmo sem querer ou perceber, estamos educando via exemplo o tempo todo. Se todos os dias você reclama do seu trabalho e diz que “lá é o pior lugar do mundo”, você está educando a criança a entender o trabalho como um lugar infeliz. Se você perde a cabeça com facilidade, você está mostrando que perder a cabeça é a melhor forma de resolver um problema.

Mesmo que nós, enquanto pais, queiramos ensinar o que é certo ou errado, isso só vai ser sustentado se o exemplo que dermos for coerente com aquilo que é dito. Por isso dizem que os filhos nos fazem pessoas melhores, porque precisamos ser cada vez melhores para poder dar bons exemplos a eles. E, ainda, precisamos ajudar aqueles ao nosso redor para que eles também se tornem melhores, afinal, a educação via exemplo ocorre em todo lugar e o tempo todo. As pessoas se questionam “que mundo queremos deixar para nossos filhos?”, mas poucas vezes se perguntam “que filhos queremos deixar para o mundo?”. E aí, o que fazer?

Se não temos certeza do mundo que nossas crianças vão encarar lá na frente, o melhor que podemos fazer é ajudá-las a desenvolver habilidades que provavelmente serão muito necessárias no futuro: empatia, criatividade, coragem e resiliência. Aí, vêm as perguntas: você é empático? Costuma se colocar no lugar do outro? Você é criativo? Costuma dar soluções diferentes para os seus problemas? Você é corajoso? Costuma perceber seus medos e enfrentá-los? Você é resiliente? Costuma se levantar mais forte após suas frustrações?

Os filhos que queremos deixar para o mundo dependem dos exemplos que damos todos os dias.

Vem com a gente, porque o Portinari está de portas abertas para os bons exemplos.

               
Ana Carolina Rossini Perriello – Psicóloga

Orientadora Educacional no Portinari Grupo Educacional