Familiares e alunos participam de palestra sobre o Ensino Médio 2019

Familiares e alunos do Ensino Médio do Portinari participaram da palestra “Os desafios, as soluções e o sucesso na Rotina Pedagógica da família” na noite da última segunda-feira, 11 de março. O evento foi ministrado pelo coordenador pedagógico, Rafael Lucas, que também compõe o corpo docente do Portinari como professor de Filosofia.

Quando abordou os desafios da Rotina Pedagógica, Lucas reforçou que a necessidade do aluno unir deveres domésticos e escolares é mais complexa do que parece, pois ela envolve diversas questões sociais, comportamentais e culturais.

A importância de manter uma Rotina Pedagógica em contato com o aluno, o familiar e o colégio foi ressaltada quando o coordenador vinculou a realidade do estudante à realidade da família. Trabalho, saúde, lazer e cultura são questões difíceis de serem equilibradas na vida adulta, e não é diferente na vida do jovem.

Para elucidar as ideias e debater caminhos que visem a solucionar esta questão, Rafa Lucas apresentou algumas ferramentas do Portinari que podem colaborar com a situação. A Agenda e o Plano de Estudos do aluno foram tema para um momento mais explanatório da conversa com os familiares, o que contribuiu para o planejamento da organização de cada família.

Em seguida, a palestra questionou as métricas para avaliar um resultado positivo ou não. O coordenador afirmou que parte importante desse processo é o nível de gratidão do estudante. “O nível de gratidão do aluno é a validação das coisas que estão ao seu redor”, completou o professor. Assim, o diálogo partiu-se da ideia de que o jovem deve se sentir bem, confortável, respeitoso e grato por aquilo que o cerca – fato que pode contribuir para o seu esforço e desempenho no âmbito escolar.

Para encerrar, Rafa Lucas reiterou com os familiares a periodicidade das atividades do setor de Comunicação no Portinari, indicando a eles a consulta rotineira ao ClassApp, Notas On-line, site e mídias sociais do colégio. A palestra foi fechada com a indicação do curta-metragem “Alike“.

Confira as fotos da noite: