
Conhecer os conteúdos da teoria na prática não é novidade para os portinarenses. Dessa vez, os alunos dos 7os anos puderam observar, direto do microscópio, células para complementar os estudos sobre a caracterização e classificação dos seres vivos.
Na primeira etapa do ateliê, os alunos tiveram o estudo teórico dos dois temas durante as aulas, focando primeiramente na caracterização dos seres vivos e suas estruturas celulares e depois analisaram os critérios utilizados para a classificação dos seres e como ela ocorre.
Já a segunda etapa foi feita diretamente do Ateliê de História Natural, onde os alunos fizeram a observação da célula vegetal identificando algumas estruturas celulares aprendidas. Após as observações, eles puderam classificar algumas das espécies animais e vegetais, utilizando as categorias taxonômicas a que pertenciam.
A Professora de Ciências, Ana Carolina, explicou que a segunda etapa do ateliê foi totalmente desenvolvida no Ateliê de História Natural do Portinari, espaço reservado para aulas teóricas e práticas de biologia, física e química.
Para ela, a importância de ter um espaço como este no Colégio, faz com que os alunos se apropriem com mais naturalidade dos conceitos estudados. “Colocar a teoria em prática traz maior significado ao aprendizado, o que o torna muito mais interessante”, completa.
Os alunos utilizaram um microscópio eletrônico para realizar a observação da célula vegetal e o novo espaço do Colégio, que contém amostrar de várias espécies animais e vegetais, além de rochas, protótipos de células e vírus, além do torso e esqueleto humano.
Você precisa fazer login para comentar.