É muito fácil fazer a análise de um endereço: uma casa fica em uma cidade, que está em um estado, localizado em um país, que pertence a um continente do Planeta Terra, que faz parte de uma galáxia, no universo. Mas, e se perguntássemos o que mais tem nesse espaço tão grande que é o Sistema Solar?
Mostrar as dimensões desse universo, quantos planetas, onde eles estão posicionados e quais suas principais características foi o objetivo dos ateliês trabalhados pela professora de Astronomia, Marjory. Com os 4os e 6os anos, do Ensino Fundamental I e Fundamental II, respectivamente, a professora trabalhou as distâncias interplanetárias e seus tamanhos em escala.
FUNDAMENTAL I
Com os 4os anos, a ideia começou com pequenos passos, literalmente. Para uma representação mais dinâmica de como os planetas estariam dispostos no universo, os alunos colocaram no pátio do Colégio, medidos em escalas, todos os planetas pintados e recortados por eles. “Por meio das passadas, os alunos puderam ter uma noção da distância de um planeta a outro em relação ao Sol. É uma forma simples de aprendizado que traz bons frutos”, comenta a professora.
Fundamental II
Já com os 6os anos, a ideia não foi diferente. Em parceria com a professora de Ciências, Ana Carolina, os portinarenses também estudaram a disposição dos astros em relação ao sol. A diferença foi a forma de representação: os planetas foram fixados em barbantes.
Como as medidas e distâncias já são assuntos mais familiares para os alunos do fundamental II, colocar os planetas dessa forma ajudaria ainda mais a visualização e entendimento dos alunos.
A atividade fez parte do Ateliê “Sistema Solar”, que também teve como objetivo trabalhar as dimensões planetárias e conhecer seus tamanhos e características particulares.
Durante a produção do ateliê, os alunos puderam responder questões como: ‘onde vivemos?’, ‘como é o Sistema Solar?’, ‘por que o Sol é o principal astro do Sistema Solar?’, “O que aconteceria se o Sol não existisse?’, entre outras.
Como complemento da atividade, os alunos também pesquisaram e trouxeram trocas de saberes para ser compartilhado com os alunos. “Além de trabalhar os assuntos em sala, pudemos despertar a curiosidade e ainda explorar conceitos expostos em sala de aula durante as aulas de Ciências”, comenta a professora Marjory.
Você precisa fazer login para comentar.