Já é comprovado pelos portinarenses que a melhor forma de compreender as teorias é aplicando o conhecimento na prática. Por isso, o professor de Geografia, João Rafael, preparou uma atividade criativa com os 6ºs anos do fundamental II: a produção de uma bússola.
Desenvolvida pelo astrônomo, matemático e físico chinês Shen Kuo, a bússola foi o resultado dos estudos feitos por ele para entender os conceitos relacionados com o magnetismo da terra.
Segundo os relatos da história, os navegantes acreditavam que as agulhas das bússolas eram atraídas por uma “montanha magnética” localizada sempre ao norte. “Reunimos toda a teoria do capítulo do nosso livro para que os alunos entendessem que independentemente de onde eles estiverem, a bússola sempre apontará para o norte”, comenta o professor.
Para produzir o objeto criado século I, os alunos usaram um imã, rolha de cortiça, agulha, pratos de plásticos e água. “Ao imantarmos a ponta da agulha, ela passa a apontar para o sentido norte-sul magnético da terra, fazendo com que possamos encontrar todas as direções cardeais e colaterais”, explica o professor João Rafael.
O professor ainda ressalta as diversas possibilidades que a Geografia traz para os alunos aprenderem na prática. “É uma matéria que está diretamente conectada com o nosso cotidiano permitindo sempre a assimilação da teoria em nossas vidas, ou seja, os conhecimentos geográficos são aplicados no nosso dia a dia”, conclui.
Você precisa fazer login para comentar.