Para firmar a parceria entre o Grupo de Trabalho de Logística Reversa e a Prefeitura de Limeira, o Colégio Portinari sediou uma reunião entre os apoiadores do Programa Cidades Sustentáveis na última terça-feira, 06.
Na oportunidade, os apoiadores Marli Oliveira, José Oliveira e Wagner Fróes expuseram para o prefeito eleito Mário Botion, ao vice Dr. Júlio e ao futuro secretário do meio ambiente, Paulo Trigo, os objetivos desse programa. “A ideia é sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável”, cita Fróes.
Em resposta às cartas de apoio entregues à Botion, o prefeito eleito citou a necessidade do poder público em aprender e aplicar projetos como esses. “É importante ver ideias como essas acontecerem. O poder público é um facilitador e entendemos a necessidade de colocar em prática o que podemos nos próximos quatro anos de gestão”, comenta.
Estiveram presentes na reunião, as representantes do Centro do Professorado Paulista, o CPP, professora Dora Arcaro, Elaine e Rosana, representantes do SICREDI, professora Marta da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, os coletores recicláveis Dona Maria, Dona Cidinha, Dona Teresinha e Sr. João. Os alunos do GPP (Gestão de Potencialidades Pessoais) e alunos dos 8ºs e 9ºs participaram da reunião junto aos alunos da Empresa Júnior da Unip. A Escola Técnica Senai também esteve presente por meio do seu representante, profº Edvaldo.
CONHEÇA O PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS
O Programa Cidades Sustentáveis oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais como referências a serem perseguidas pelos municípios.
Para isso, o Programa Cidades Sustentáveis oferece:
I – Ferramentas
– Plataforma Cidades Sustentáveis, uma agenda para a sustentabilidade das cidades que aborda as diferentes áreas da gestão publica, em 12 eixos temáticos, e incorpora de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural;
– Indicadores gerais e indicadores básicos associados aos eixos da plataforma;
– Casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência para a melhora integrada dos indicadores das cidades.
II – Compromissos
Prefeitos(as) de todo o País e partidos políticos podem confirmar seu engajamento com o desenvolvimento sustentável assinando a Carta-Compromisso 2016 (de candidato(a) a prefeito(a) e de partidos políticos).
Prefeitos eleitos também podem firmar o compromisso assinando esta carta.
Candidatos à Câmara Municipal também podem aderir ao programa assinando o documento específico para o legislativo.
Os signatários da Carta-Compromisso ou da Carta de Adesão deverão estar dispostos a promover a Plataforma Cidades Sustentáveis em suas cidades e a prestar contas das ações desenvolvidas e dos avanços alcançados por meio de relatórios, revelando a evolução, no mínimo, dos indicadores básicos relacionados a cada eixo.
III – Benefícios para as Cidades Participantes
As cidades participantes ganham visibilidade em materiais de divulgação e nos meios de comunicação, têm acesso a informações estratégicas, trocam experiências com outros municípios, além de se constituírem como referências exemplares de desenvolvimento sustentável.
Você precisa fazer login para comentar.