Alunos vivenciam momentos inesquecíveis em Paraty

A “semana do saco cheio” foi diferente para os portinarenses. Desde 2012, os alunos do 2º ano do ensino médio embarcam para Paraty- RJ em uma viagem repleta de conhecimento, diversidade histórica, cultural e natural.

_dsc9506

Eles puderam conhecer os famosos pontos históricos da cidade e aproveitaram as particularidades naturais que a cidade oferece, entre elas, os passeios de escuna, de jipe e a vivencia dos diversos locais históricos.

As portinarenses Luísa Serpellone e Julia Santos falam sobre a característica local, principalmente dos paralelepípedos, ponto que para elas, é a principal forma de resgate da identidade histórica. “Temos contato com uma cidade industrial, toda asfaltada e é totalmente impactante ver a forma como essa identidade ainda é preservada naquela região”, cita Julia.

_dsc8959

Felipe Tanaka também participou da viagem e ressalta a natureza. Para ele, esse contato foi a melhor experiência. “Nunca tinha visto lugares daquele jeito, vivido a natureza dessa forma”, relata.

_dsc9178

Já o José Pedro destaca um ponto fundamental da viagem: a ligação com o conteúdo teórico. Ele fala sobre o reconhecimento da história brasileira em Paraty. “O Brasil viveu todo um processo histórico durante as repúblicas e essas fases são muito bem conservadas nos centros históricos da cidade”, fala.

Empolgados, os alunos não pensaram duas vezes em recomendar a viagem para os alunos que viverão essa experiência em 2017. Juntos, eles ressaltaram: Vale a pena. “A chuva não atrapalhou em nada nossa viagem e aproveitamos o máximo de tudo”, comenta Luiza.

_dsc9201

PARATY – RJ

Paraty é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Localizado no litoral sul do estado, dista 258 quilômetros da capital, a cidade do Rio de Janeiro.

Em 1667, teve sua emancipação política decretada após várias revoltas populares contra o centralismo que Angra dos Reis exercia sobre a cidade, em especial após a revolta liderada por Domingos Gonçalves de Abreu, tornando-se assim independente.